Páscoa de amor e solidariedade

A Páscoa é uma das mais importantes comemorações da cultura ocidental, repleta de simbolismos e marcos. Para celebrar e difundir as mensagens de amor, solidariedade, partilha e união a que a data remete, a Trilha da Criança promove anualmente a Páscoa Solidária, que este ano teve como tema o verbo “Partilhar”.

Segundo a coordenadora pedagógica Cristiane Lisboa, a iniciativa visa resgatar o significado original da Páscoa, ao incentivar os alunos a praticarem pequenas ações de amor, respeito e solidariedade. “A melhor forma de comemorar a Páscoa é fazendo o bem para o próximo”, afirma.

As turmas do Berçário ao Infantil V, que reúnem crianças de zero a cinco anos, realizaram diversas atividades ao longo da semana que antecedeu a Páscoa. Gestos de respeito e amor ao próximo foram partilhados, assim como objetos pessoais foram divididos com alunos de outras turmas.  Apresentações musicais e teatrais e rodas de histórias compuseram a programação.

Outro objetivo da Páscoa Solidária da Trilha da Criança é reduzir o consumo de açúcar pelos alunos, que são incentivados a optarem por guloseimas mais saudáveis do que os tradicionais ovos de chocolate. Durante o momento culinário, eles fizeram um bolo de banana e cacau com pouco açúcar, que degustaram depois. “O intuito é oferecer uma opção mais saudável, que foge do apelo consumista de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate”, explica Cristiane.

A escola também recebeu a visita das crianças de uma creche pública para um lanche. Além disso, agasalhos foram arrecadados e organizados pelos alunos para serem doados à Fundação Sara Albuquerque, entidade sem fins lucrativos que presta assistência a crianças e adolescentes com câncer.