ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A construção da rotina é um elemento importante na Educação Infantil, pois proporciona sentimentos de estabilidade e segurança e facilidade de organização espaço-temporal. Entretanto, deve ser flexível, rica, alegre e prazerosa, proporcionando às crianças a possibilidade de intervir na organização das atividades, sempre tendo em vista os objetivos da Proposta pedagógica.

A Trilha da Criança define para a rotina diária dos alunos os objetivos e a frequência adequada das atividades, com base na faixa etária e a partir de suas concepções, das finalidades educativas e dos espaços privilegiados da escola. Valorizam-se a peculiaridade de cada criança e as características coletivas em diferentes momentos. Isso possibilita uma variação nas atividades realizadas e no tempo executado para cada tarefa do dia. As atividades são organizadas e sistematizadas com base em jogos e brincadeiras em sala e pátios, em grupos ou individualmente.

Diariamente, os vários pátios da escola são utilizados. Isso possibilita que as crianças se beneficiem das diferentes propostas de trabalho. As turmas organizam atividades voltadas para o cuidado com os periquitos, os peixes, a horta e os jardins. Brincam no “tanque de areia”, no “salão”, na “quadra” e no “campinho”.

As salas de aula são cuidadosamente ambientadas, de modo a estimular a criatividade, promovendo uma aprendizagem social, afetiva e cognitiva, de maneira atraente e significativa.

As bibliotecas de sala contam com diversos livros de literatura infantil, proporcionando às crianças entretenimento, emoção, prazer e fantasia, paralelamente ao desenvolvimento do interesse pela leitura. Trabalha-se com a diversidade dos gêneros textuais, como contos, poesias, parlendas e trava-línguas, e exploram-se suportes variados de textos, como jornais, revistas e panfletos.

Diante das propostas sobre a prática de jogos, o ensinamento sobre culinária e a construção com legos e outros materiais, as crianças participam de diversas situações cotidianas, as quais permitem reconhecer e resolver problemas, selecionar informações e tomar decisões.

As atividades de artes, que acontecem, diariamente, em sala ou no ateliê, possibilitam às crianças vivências e experimentações capazes de ampliar suas percepções e construções criativas, utilizando-se de materiais e técnicas diversificadas. As crianças, a partir do Infantil II, também desenvolvem linguagens artísticas, com um professor especializado. Outras aulas especializadas, como Música, Educação Física e Inglês, complementam a rotina das crianças do Infantil.

A partir dos 3 anos, os alunos aprendem inglês, duas vezes por semana, com professores especializados. Contam com um computador em sala, utilizando a informática como ferramenta de trabalho, de acordo com a programação curricular. São oferecidas aulas extracurriculares de capoeira, balé e/ou judô.

Como estratégia de trabalho para a ampliação do raciocínio lógico matemático, aos 5 anos é introduzido o projeto “Lego Zoom”, cujo objetivo é oportunizar às crianças a vivência de situações-problemas que deverão ser resolvidas por meio do trabalho em equipe.

 Confira também a Rotina do Berçário e do Ensino Fundamental.