Rotina do Berçário

O Programa de Atividades, coordenado por uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional, tem por objetivo propiciar um trabalho específico de estimulação integrado à rotina diária do bebê, por meio de brincadeiras e atividades orientadas, apoiadas em aspectos sensório-motor e percepto-cognitivo próprios à faixa etária e ao nível de interesse das crianças.

O Berçário está localizado em uma área reservada e adequada para receber os bebês. Possui duas salas amplas e bastante arejadas − uma para estimulação e outra para as refeições −, um dormitório equipado com berços, uma cozinha e um banheiro privativo, estruturado para banhos e trocas das crianças. Conta, também, com um pátio com viveiro, brinquedos e horta, tudo isso para que os bebês possam brincar, enquanto tomam seu banho de sol diário.

No decorrer da rotina, as berçaristas organizam atividades de estimulação, que ajudam a criança a aprimorar as habilidades já adquiridas e a desenvolver outras, a partir da interação com o ambiente e com objetos e materiais utilizados nas atividades e brincadeiras. Essa rotina é estabelecida em função do grupo, valorizando a peculiaridade de cada criança e as características coletivas, em diferentes momentos.

O Berçário utiliza diversos brinquedos: fantoches, chocalhos, livros de banho, bolas, instrumentos musicais, percurso emborrachado com túnel, rolos, escadinhas, rampas etc. As berçaristas, ao oferecerem os materiais e objetos para as atividades, observam o que a criança já é capaz de fazer e o que ainda demanda aprendizagem. Promovem, também, a programação de Rodas de histórias e das aulas especializadas de música, desenvolvendo nas crianças a capacidade de expressão de gestos, ritmos e movimentos.

Ao longo do ano, de acordo com a faixa etária, as atividades são ampliadas, como passeios no Tanque de areia e visitas ao aquário e ao Lago das tartarugas. Desenvolvem-se, ainda, atividades de artes, explorando alguns materiais, como gizão de cera, massinha e tintas não tóxicas. Assim, as crianças prepararam-se para as futuras atividades da Educação Infantil.

Agenda individual da criança é utilizada para a troca de informações entre pais e berçaristas, garantindo uma comunicação eficaz entre família e escola. Diariamente, as berçaristas anotam informações referentes a alimentação, sono, fezes e procedimentos solicitados pelos responsáveis.

Os horários das refeições são estipulados pelos pais. A alimentação é trazida de casa, respeitando-se, assim, a determinação de cada pediatra. As berçaristas procuram estimular o gosto pelos alimentos e a independência para segurar a mamadeira, comer uma fruta etc.

Um ambiente acolhedor e de estimulação é fundamental para o desenvolvimento integral de uma criança. Por essa razão, o ambiente do Berçário é preparado para o brincar, o cuidar e o educar.  Dessa forma, a proposta de trabalho atende às peculiaridades do processo evolutivo da criança desta faixa etária, com base em atividades lúdicas orientadas, atitudes de afeto, alegria, respeito e segurança.

Confira também a Rotina do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental.