A Trilha da Criança foi fundada em outubro de 1990. Tinha o nome de “Casa do Bebê”. Inicialmente, seu objetivo era atender crianças de 0 a 3 anos, em horário tanto parcial quanto integral. Ao longo dos anos, a busca por uma prática pedagógica diferenciada revelou-se como uma de suas prioridades administrativas. Várias atividades foram iniciadas e vêm sendo aperfeiçoadas até os dias de hoje.

Uma dessas atividades, muito significativa, é a “Mostra Cultural”, que se iniciou, em 1993, como uma exposição de trabalhos de artes realizados pelas crianças, aberta aos pais, familiares e amigos.

A partir daí, fomos fortalecendo e valorizando uma orientação pedagógica que sugere compartilhar com toda a comunidade escolar os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos através de fotografias, relatos, pesquisas, etc., expondo-os nos “muros” e murais da escola. A intenção é envolver toda a comunidade escolar com a proposta pedagógica.

Ainda em 1993, passamos a atender crianças de 0 a 6 anos, nos cursos de Berçário, Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental (antigo 3º Período).

Em 1994, realizlogomarca casa do bebêamos a primeira mudança de nome: Casa do Bebê/ Nosso Pré. Nos seis anos seguintes, a promoção da Educação Infantil e do 1º ano (3º período) de qualidade se consolidou, com base no estímulo ao convívio social e à construção do conhecimento.  Essas mudanças marcaram a transformação e − por que não dizer? − a evolução de nossas atividades.

Em 1996, promovemos a “Semana Cultural”, marcada pelas experiências realizadas pelas turmas e pelas visitas de escritores e pintores. Em 1999, realizamos o “Festival de Inverno” e a “Festa da Família”, atividades que foram mantidas no nosso currículo.

Na virada de 1999 para 2000, foi oficializada a última mudança de nome da escola, desta vez contando com a participação da comunidade escolar – pais, alunos e funcionários –, a partir do envio de sugestões e de votação. Assim, passamos a ser: “Trilha da Criança”, refletindo um desejo antigo da Direção, já que o nome anterior era infantilizado, restringia a clientela e não condizia com nossa crença de que a Educação Infantil não é uma pr
eparação para a escola, pois ela em si já é uma escola, e das mais importantes, para o desenvolvimento do indivíduo. Paralelamente a esse processo, ampliamos o espaço da escola, com a reforma das instalações e a construção de salas ambientes, sala interativa, cozinha experimental, quadra e horta.

Tintim cidadao mirimEm 2001, iniciamos um projeto muito importante para nossa concepção pedagógica, o “Cidadão Mirim”, idealizado para propiciar situações de análise e reflexão sobre os valores e as atitudes fundamentais para a formação de uma nova ética planetária.  Em 2005, nasceu a mascote da Trilha da Criança, um personagem infantil que recebeu o nome de “Tintim”, após votação que envolveu a comunidade escolar. Nosso objetivo era promover ainda mais a interlocução entre o aluno e a escola, pois acreditamos que por meio da representação e do faz de conta a criança se projeta no personagem e, dessa forma, verbaliza seus sentimentos e emoções com mais facilidade. Além disso, ocorre maior escuta dos temas trazidos por ele.

Em 2006, lançamos a Agenda 21 da Trilha, cujo objetivo era organizar, priorizar e sistematizar as ações sustentáveis trabalhadas no projeto institucional “Cidadão Mirim”.

Em 2007, deu-se início ao projeto “Pais na Trilha”, que consiste em realizar palestras e encontros de pais com especialistas em educação, visando promover um clima de debate propício ao crescimento, fortalecendo a preciosa parceria família-escola.

Desde o princípio da nossa história, a música esteve presente Printno nosso dia a dia. Em 1996, muito antes de ela ser obrigatória no currículo da educação infantil, inserimos aulas especializadas, desde o Berçário, por acreditarmos que se trata de uma linguagem universal entre as crianças, capaz de contribuir para o aprendizado nas diversas áreas do conhecimento. Hoje, a Neurociências veio reforçar a nossa concepção. Segundo Elvira Souza Lima, “a música é campeã em ativar redes neuronais no cérebro”.  Em 2008, criamos o Coral da Trilha, refletindo parte desse esforço desenvolvido em relação à música como importante linguagem da criança.

Ao longo desta trajetória, algumas atividades diversificadas, conduzidas por professores especializados, foram inseridas em nosso Projeto Pedagógico, por acreditarmos que contribuem para o desenvolvimento integral da criança, como a criatividade, a oralidade, o raciocínio lógico, a criação de estratégias e a problematização. Introduzimos, também, inglês, artes, educação física, xadrez e lego no currículo, além da informática como ferramenta de trabalho.

Devido à grande demanda das famílias, em 2013, reestruturamos o projeto do período integral, que já existia desde 1990, passando a oferecer novas e significativas atividades aos alunos, de forma diferenciada e acolhedora.

Logo Trilha 25 anosEm outubro de 2015, completamos 25 anos de trabalhos dedicados ao desenvolvimento integral de nossos alunos e reforçamos nosso compromisso com a educação e o cuidado das crianças.

Este é apenas um breve relato da nossa história e do trabalho desenvolvido pela Trilha da Criança. Seguimos sempre pensando e repensando a prática pedagógica e estimulando cada vez mais as nossas crianças a se portarem como cidadãs, de modo a contribuir para sua formação intelectual e humana, de maneira integral, com a certeza de que ainda temos muito mais a construir.