ALIMENTAÇÃO: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL

Trilha da Criança desenvolve atividades que visam construir uma cultura de alimentação saudável, agregando valor ao projeto Cidadão Mirim, especialmente a vertente Sorrindo na Trilha. Valoriza a formação de hábitos alimentares saudáveis e de higiene bucal, como forma de manter a saúde, prevenir doenças e, consequentemente, garantir melhor qualidade de vida. Os bons hábitos são formados principalmente na infância.

Trilha oferece a opção do lanche coletivo, utilizando recursos lúdicos e a estimulação coletiva. Procura sensibilizar as crianças de maneira que reconheçam a importância de cada alimento (legumes, verduras, frutas e sólidos), desenvolvendo e formando hábitos alimentares adequados desde a infância.

A vertente do projeto Cidadão Mirim, o Sorrindo na Trilha tem o acompanhamento de uma nutricionista, que elabora cardápios mensais, com uma alimentação básica e equilibrada, proporcionando às crianças o contato com diferentes sabores, aromas, cores e texturas. Os sucos são preparados na hora, com pouca ou sem nenhuma adição de açúcar, conservando as propriedades nutritivas. Os lanches são diversificados e balanceados.

O valor nutricional dos lanches supre parte significativa das necessidades diárias de vitaminas, sais minerais e calorias. Para aquelas crianças que não fazem a opção pelo lanche coletivo, a Escola sugere aos pais que acompanhem o cardápio enviado para casa ou enviem os alimentos nutritivos e acondicionados da melhor maneira, como:

  • Sucos prontos integrais ou pasteurizados
  • Frutas
  • Uma opção energética (barras de cereais, pães enriquecidos, sanduíche, biscoitos integrais e torrada integral)

DESTAQUE

Projeto Gostosuras, realizado pelas turmas do Infantil II

Objetivos:

  • Proporcionar às crianças o contato com diferentes alimentos, para que elas conheçam e associem o que comem com aquilo que estão manuseando;
  • Identificar diferentes tipos de alimentos;
  • Estimular o consumo de alimentos saudáveis;
  • Despertar nas crianças o interesse por uma alimentação saudável e estender os bons hábitos alimentares à família; e
  • Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação.